cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Instalando a versão atual do Alfresco CE

trabalhowf2018
Star Contributor
Star Contributor

Boa tarde pessoal,

Depois de muitos testes em uma versão do Alfresco CE, numa MV com aplicação bitnami Lamp (por serem testes e um estudo de viabilidade da ferramenta para a empresa onde trabalho, optamos por um instalador compacto), foi decidido, de fato, implantar o Alfresco CE.

Com isso, vamos instalar a nova versão do zero, sem o uso de nenhum instalador LAMP.

Gostaria de saber se podem me ajudar com os pré requisitos necessário para essa nova maquina que está sendo construída , com o necessário ou mesmo links que possam me ajudar.

Vou deixar aqui algumas dúvidas básicas:

1- O Alfresco CE será instalado em uma máquina lunix. Qual distribuição vocês mais indicam? (Ubuntu, Debian, Minti,...)

2- Qual a versão no MySQL usar para a versão mais atual?

3- É preciso a instalação do JBoss?

4- Vocês indicam o uso do Activiti CE? (No caso de precisar de uma tarefa de workflow customizada)

Desde já, obrigada.

13 REPLIES 13

cristinamr
World-Class Innovator
World-Class Innovator

Ola.

1.- Aqui está a lista dos releases: https://community.alfresco.com/community/ecm/tags#/?tags=release%20notes 

EA - Test

GA - General Access - Produção

A última versão estável para produção é 072017

2.- Supported Platforms | Alfresco Documentation 

3.- Não, você pode fazer isso com o tomcat, por exemplo. Veja o link no ponto 2 para ver o que é suportado.

4.- Você pode fazer fluxos de trabalho personalizados, aqui está um guia de desenvolvimento >> Creating Custom Advanced Workflows in Alfresco | ECMArchitect | Alfresco Developer Tutorials 

Cris.

--
VenziaIT: helping companies since 2005! Our ECM products: AQuA & Seidoc

Obrigada pela ajuda Cristina MR

Uma outra pergunta: É possível separar o repositório da aplicação Alfresco?

Exemplo: A Aplicação ficar em uma máquina e o repositório (onde são carregados os documentos) em outra. Assim, caso eu precise realizar qualquer alteração/customização/manutenção ou mesmo retornar um snepshot anterior da maquina, eu não perca os documentos que já foram armazenados.

Boa tarde.

Nesse caso, você poderia usar um storage na rede, e fazer o mapeamento dele no seu servidor Linux onde o Alfresco será instalado.

Dessa forma, os documentos estarão salvos fora da máquina.

Mas lembre-se que para que o Alfresco funcoine, você precisa também do servidor de banco de dados, e nesse caso, seria recomendado que você também usasse um servidor externo, exclusivo para o banco de dados, e configurar o Alfresco para que ele se comunique com esse servidor.

Quanto à retornar um snapshot da máquina, saiba que isso não é recomendado, e para esse tipo de coisa, o recomendado é você executar o procedimento de backup e restore, conforme documentação oficial.

Obrigada pelo retorno Douglas C. R. Paes

Com relação ao BD, minha ideia era deixa ele e o repositório de arquivos no mesmo servidor e a aplicação em outro. Você vê problema nisso?

Não há problema algum.

Obrigada Douglas C. R. Paes!

Desculpa enviar perguntas pingadas, mas é que elas começam a surgir conforme vou evoluindo com as funcionalidades e conhecimento do sistema. Rs

Outras perguntas:

1- Na versão normal do Alfresco CE (como citei na pergunta inicial, hoje tenho instalado uma aplicação compacta Bitnami Lamp), o repositório já é instalado junto com o Alfresco, ou preciso instalar ele a parte, como se fosse um AMP?

2- É possível acessar o Alfresco pelos Apps encontrados na PlayStore?

1- Se você usar o instalador oficial, você terá tanto o Share quanto o Alfresco e o Solr instalados.

Então não, não existe semelhança alguma com um AMP.

2- Você pode usar as aplicações oficiais da Alfresco que estão disponíveis tanto para Android quanto para IOS.

Me corrija se eu estiver errada, mas o Solr é uma aplicação de busca que faz interface entre o Alfresco e o repositório, ou ele tem outras funcionalidade?

Ele é o responsável pela execução das buscas dentro do Alfresco. Ele é requisito para que o Alfresco funcione corretamente.