Resplin, obrigado pela ajuda.
A título de esclarecimento, multy-tenacy e instalações separadas não seriam aplicáveis já que a intenção é o uso do Alfresco em uma instituição de ensino, onde todos os alunos seriam cadastrados como usuários, e cada site seria relativo a uma turma (Biologia - turma X - 2013), onde os colegas deste site pudessem interagir e receber material didático, ajuda dos professores etc.
No entanto, os gestores não gostariam que estes alunos tivessem acesso as informações de todos os outros alunos e profissionais da Instituição.
Vejo o mesmo problema em diversas outras situações corporativas, principalmente se a intenção for de uso em toda empresa e ainda houver pretensão em extender as funcionalidades para atividades, tais como, colaboração entre funcionários e consultorias externas, parcerias, clientes etc.
Permissões personalizadas parece então ser a única alternativa, no entanto, o case supracitado se preocupa com permissões referentes a conteúdo.
Seria excelente caso os usuários Alfresco tivessem a visão limitada aos seus grupos por default, com opção de "todos" caso fosse marcado.
Atenciosamente,
Tardiolli