cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Integrações Workflow Alfresco com aplicações corporativas

weberson_araujo
Champ in-the-making
Champ in-the-making
Olá, trabalho para uma empresa de grande porte do ramo de Saúde e estou avaliando o Alfresco(ECM) e/ou Activiti(BPM)

E tenho algumas duvidas:

O Alfresco é capaz de ser integrado a minha aplicação sem as telas de workflow alfresco?

Ou seja, da minha aplicação quero subir um arquivo e iniciar um fluxo e passar por todas as etapas de um processo de aprovação, por exemplo e apresentando para o
usuário telas da minha aplicação. Sem que o usuário precise logar no alfresco, apenas logando na minha aplicação. O Alfresco seria imperceptivel para o usuário.

Ví que com CMIS é possivel usar o Alfresco (GED) integrado e o Activiti por ser Spring também é fácil de integrar.

Minha duvida é se consigo usar o workflow construido para o alfresco. Integrado com minha aplicação?
4 REPLIES 4

williamsilva
Star Contributor
Star Contributor
1-O Alfresco é capaz de ser integrado a minha aplicação sem as telas de workflow alfresco?
"Ou seja, da minha aplicação quero subir um arquivo e iniciar um fluxo e passar por todas as etapas de um processo de aprovação, por exemplo e apresentando para o
usuário telas da minha aplicação. Sem que o usuário precise logar no alfresco, apenas logando na minha aplicação. O Alfresco seria imperceptivel para o usuário.""
R- Sim é possível fazer qualquer tipo de integração em sua aplicação.Mais observe que as regras processos , e-mail etc. seriam perdidos e isso  forçaria um retrabalho braçal.Ai vc. construirá um canhão para matar uma mosca, lembre que o Alfresco é construido sobre o que há de melhor em tecnologia open source.
P- Ví que com CMIS é possivel usar o Alfresco (GED) integrado e o Activiti por ser Spring também é fácil de integrar.
"Minha duvida é se consigo usar o workflow construido para o alfresco. Integrado com minha aplicação?"
R- Vc. pode  usar o Activiti BPM como ferramenta BPMS sem ter o Alfresco, ambos são executados em um servlet container .
abs..
http://williamsilva.wordpress.com/

weberson_araujo
Champ in-the-making
Champ in-the-making
Willian, Obrigado pela resposta.

O Fato é que eu não quero/posso ter uma segunda aplicação dentro da empresa. Para o meu caso a integração com o Alfresco precisa ser transparente, o usuário não pode ver ou logar em uma outra tela/aplicação.
Preciso controlar documentos digitalizados e montar workflow em cima destes documentos totalmente integrado.

Você acha que nesta situação o uso da ferramenta é inviável?

Se é viável? Qual a arquitetura/customização sugerida por você?

"" Para o meu caso a integração com o Alfresco precisa ser transparente, o usuário não pode ver ou logar em uma outra tela/aplicação.
Preciso controlar documentos digitalizados e montar workflow em cima destes documentos totalmente integrado.""
R-
Há recursos/conhecimentos que precisam ser dominados  para vc.e equipe para integrar o Alfresco Community (autenticação, acesso ao content, pastas, regras,workflow, etc") de forma transparente. 
Sim , é totalmente possível e temos casos de  aplicações corporativas que utilizam essa arquitetura.
abs.

O Alfresco é primério um repositório. Se pode acessar as funcionalidades do repositório através do API publico.

http://docs.alfresco.com/4.2/index.jsp?topic=%2Fcom.alfresco.enterprise.doc%2Fpra%2F1%2Ftopics%2Fpra...

O padrão de CMIS faz um grande parte deste API.

Qualquer coisa que não consegue fazer através do API, se pode definir um webscript e criar um API REST personalizado.

http://docs.alfresco.com/4.2/topic/com.alfresco.enterprise.doc/concepts/ws-architecture.html

O Activiti também tem APIs públicos que se pode chamar.

Neste caso de uso, o Alfresco Share é um interface pelos administradores. Os usuários na sua empresa ão necessitam logar no Alfresco.

Boa sorte.
Getting started

Tags

Find what you came for

We want to make your experience in Hyland Connect as valuable as possible, so we put together some helpful links.