Caro Ivo,
Muito obrigado pelo seu feedback.
Aproveito para contribuir com alguns inputs:
Como está claro é isto que permite ao Smartdocs se interligar muito bem com as aplicações Microsoft (Importar eMails do Outlook, preencher Templates Word), por outro lado isto também significa mais gastos em licenças para poder aproveitar algumas destas capacidades
O e-mail listner da Alfresco permite arquivar facilmente e-mails, permite não só gerir os e-mails do Outlook, como de outras aplicações de e-mail. Neste prisma, acho que há uma vantagem para o Alfresco.
Preenchimento de templates… temos conhecimento de um projecto que com uns desenvolvimento adicionais permitiu o preenchimento de templates via Alfresco. Penso que aqui as novas funcionalidades de Forms também poderão dar uma ajuda.
Um aspecto interessante foi o que eu chamaria de "Modo Ferias", este modo permite delegar todos os assuntos de um utilizador para um outro utilizador, para que nada fique sem resposta.
Isto é realmente interessante, desconheço como está desenvolvido. O mais próximo talvez seja o re-assign dos advanced workflows.
No fim de contas, pareceu-me que o Smartdocs era bastante orientado para a administração e o Alfresco mais orientado para o utilizador, apesar desta ultima funcionalidade indicar o contrário.
Esta é uma vantagem que também concordo… O Alfresco é uma ferramenta muito amigável do utilizador. Os mecanismos / funcionalidades do Alfresco permitem reduzir o impacto da mudança que este tipos de projectos geram. Dai ser defendido que é adequado para "kick-start projects". Em baixo, cito uma frase que se encontra no whitepaper de Gestão de Documentos da Alfresco.
Actualmente, os utilizadores esperam soluções simples,
fáceis de configurar; enquanto que as empresas pretendem uma solução que permita um controlo consistente,
que comporte a escalabilidade e robustez de um sistema de gestão de conteúdos. A Alfresco oferece o mais
avançado sistema de gestão de documentos open source para, numa forma simples, armazenar, pesquisar e criar
colaborativamente documentos, tendo acesso a uma completa gama de serviços para gestão de documentos e do
seu ciclo de vida, num repositório integrado e robusto.
A meu ver esta é uma das principais vantagens do Alfresco, já que permite a utilização de uma ferramenta ECM ( com todas as vantagens de controlo e gestão) sem obrigar o utilizador a alterar os seus hábitos de trabalho.