cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Links relativos e links DDE

fla_torres
Champ in-the-making
Champ in-the-making
Boa tarde,

Estive fazendo uns testes e me surgiu uma dúvida: como o Alfresco trata as mudanças de links relativos ou DDE ?

Notei que mudando um documento de "pasta" ele não atualiza a referência, a pergunta é: Existe algum plugin, ou "X" que gerencie este tipo de mudança ?

Suponha que os documentos estão na "pasta" Projetos AM, e esta foi modificada para Projetos SP, normalmente o "Word" identifica que a origem não existe, o questionamento do cliente é: Existe algo "automagico" que me ajuste isto em todos os documentos ?

Atenciosamente,
7 REPLIES 7

williamsilva
Star Contributor
Star Contributor
Suponha que os documentos estão na "pasta" Projetos AM, e esta foi modificada para Projetos SP, normalmente o "Word" identifica que a origem não existe, o questionamento do cliente é: Existe algo "automagico" que me ajuste isto em todos os documentos ?Vc. quer dizer que a pasta "Projetos AM" foi renomeada para "Projetos SP" no entanto o seu conteúdo continua  o mesmo ok.
Bem, o Alfresco trabalha com espaços (algo como pastas com muito mais recursos)e gerência o conteúdo desses espaços no entanto vc. pode mudar/alterar o nome do seu espaço de "Projetos AM" para "Projetos SP"  e dar refresh que o conteudo vai estar lá bonitinho.Ou então podes exportar, copiar, arrastar ou mover  a pasta para outro espaço tranquilamente usando webdav.
sds.

fla_torres
Champ in-the-making
Champ in-the-making
Olá Willian, obrigado pela resposta,

Em relação ao conteúdo ele permanece o mesmo,  ok. Entretanto, as planilhas que tinham links (ou fórmulas) apontando para aquele diretório (ippastapastaplanilha[formula]) estes ficam "quebrados" sendo necessário atualizar todos os documentos que faziam referencia à aquela pasta/planilha. A dúvida é em relação a essa atualização, se existe algo automático no Alfresco que modifique o conteúdo dos arquivos que faziam referência aquela pasta.

PlanilhaA -> Espaço Projetos AM
PlanilhaB,C,D (…n) -> Espaço Projetos SP

- O espaço Projetos AM foi renomeado para Projetos BA
- As planilhas (BCD…n) que tinham referência ao espaço que foi renomeado necessitam ser atualizados seus links*

* Se os colaboradores não sabem que o espaço foi renomeado, irá gerar muita confusão. A idéia é que ao renomear um espaço as planilhas que faziam referência aquele espaço sejam atualizadas sem intervenção do usuário.

Ficou mais claro ?

williamsilva
Star Contributor
Star Contributor
(ippastapastaplanilha[formula])Não sei se entendi mais vc. pode aumentar um nível a mais na hierarquia de suas pastas .
* Se os colaboradores não sabem que o espaço foi renomeado, irá gerar muita confusão. A idéia é que ao renomear um espaço as planilhas que faziam referência aquele espaço sejam atualizadas sem intervenção do usuário.Vc. pode implementar regras para essa funcionalidade e pode migrar us usuários de grupo, ou até convidalos a fazer parte de um outro espaço que vc. criou. Não esquecendo que o Alfresco como ferramenta de colaboração possui "forum de discussão".
  Não sei se fui claro quanto a sua dúvida  mais procure dar uma melhor visão para que outros membros possam também dar sua opinião.Outro detalhe tente criar modelos de Workflow em pedaço de papel simulando as suas regras e funcionalidades.
Ps. Esse fla_torres - é do quê.
sds.

csaleh
Champ in-the-making
Champ in-the-making
Se essas referências estão guardadas dentro de um documento e foram geradas manualmente, acredito que não dê para mudar "automagicamente". O conteúdo dos documentos, no caso a planilha que você citou, não são gerenciados pelo Alfresco.
Mas uma sugestão, que talvez funcione, é criar  para esses documentos que precisam ter seus links gerados manualmente, um link para o documento e fazer referência no seu documento a este link, ao invés de ao documento diretamente. Porque o Alfresco controla e atualiza os links, não importa se o nome for alterado ou mesmo se o conteúdo for movido de uma pasta para outra.

fla_torres
Champ in-the-making
Champ in-the-making
csaleh wrote: Mas uma sugestão, que talvez funcione, é criar  para esses documentos que precisam ter seus links gerados manualmente, um link para o documento e fazer referência no seu documento a este link, ao invés de ao documento diretamente. Porque o Alfresco controla e atualiza os links, não importa se o nome for alterado ou mesmo se o conteúdo for movido de uma pasta para outra.

Olá,

csaleh: Obrigado pela ajuda, talvez esse seja o caminho, o cenário é exatamente como você propôs. Vou fazer uns testes por aqui.

WillianSilva: Obrigado pela resposta, não mandei o workflow pois ainda não tenho nada pronto… fla_torres é de: Flavio Torres

fla_torres
Champ in-the-making
Champ in-the-making
fla_torres wrote:
csaleh: Obrigado pela ajuda, talvez esse seja o caminho, o cenário é exatamente como você propôs. Vou fazer uns testes por aqui.

As referências permitidas são:

='http://192.168.1.5:8080/alfresco/webdav/User Homes/[Book1.xls]Sheet1'!$A$3

Desta forma, se eu mover o documento de espaço, perco a referência e tenho que apelar para o link.

Com o link funciona, entretanto, ficaria perfeito se eu pudesse fazer algo como:

='http://192.168.1.5:8080/alfresco/d/d/workspace/SpacesStore/51706da8-83ad-460d-b657-7f595063c0ec/[Book1.xls]Sheet1'!$A$3

O SpacesStore não se modifica independente da "pasta/espaço" que ele esteja, então eu poderia mover um documento sem me preocupar com suas referências, entretanto o excel não me permite fazer uma referência deste modo acima.

É isso mesmo (no way), ou ainda tem alguma dica extra?

Obrigado a todos!

csaleh
Champ in-the-making
Champ in-the-making
Eu não entendi bem se você está com dúvida em relação ao Alfresco ou ao Excel… Dá pra explicar melhor?

Abraços